Congregação Bom Pastor adota edição comemorativa do Hinário Luterano
Aos poucos, a nova edição vai sendo adotada nas congregações da IELB ...
Mensagem do presidente da JELB sobre seus 91 anos
O jovem Gadiel Baminger, presidente da Jelb, fala sobre a celebração dos 91 anos da Jelb ...
Congresso RELUS JELB reúne oito distritos no Espírito Santo
Cerca de 200 pessoas participaram da programação no feriado do Carnaval, em Marechal Floriano, ...
45º Congresso Nacional da JELB e 1º Encontro Latino Americano
Programação conjunta será de 17 a 22 de janeiro de 2017, em Governador Celso Ramos, SC ...
Banda Mais Viver - Música: Preenche o Ser
Videoclipe da música Preenche o Ser, da Banda Mais Viver. Participação Especial: Orquestra Sa ...
Sãos e Salvos - Música: Misericórdia
Apresentação da banda Sãos e Salvos no Festival Planeta Gospel, Gravação ao vivo de DVD, em 20 ...
Tema do Ano 2016 - IELB
Apresentação do tema da IELB para 2016: Vou viver e anunciar o que o senhor tem feito - Na vid ...
Deus, meu Senhor - Jean Regina
Deus, meu Senhor - Jean Regina ...
Presos da Esperança do Advento
Uma breve reflexão do Rev. Matthew C. Harrison, Presidente da Igreja Luterana do Sínodo de Missouri-EUA
O profeta Zacarias viveu após o grande Cativeiro Babilônico e encorajou o povo de Deus, apontando para o Cristo que viria. Ele também nos deu um dos nossos grandes textos do Advento sobre a vinda de Cristo.

Alegre-se muito, povo de Sião!
Moradores de Jerusalém, cantem de alegria,
pois o seu rei está chegando.
Ele vem triunfante e vitorioso;
mas é humilde, e está montado num jumento,
num jumentinho, filho de jumenta. (Zc 9.9).

Advento significa "vinda". Nestas semanas de dezembro, estamos sendo advertidos pela Lei com temas de arrependimento. "Arrependei-vos! Porque o reino de Deus está próximo " - o primeiro sermão vindo da boca de João Batista e de Jesus também (Mt 3.2; 4.17). Somos lembrados de que Cristo veio como um bebê em Belém, nasce como Deus e homem para ir do berço para a cruz. Cristo continua a vir a nós em Sua santa Palavra (Rm 10.17), na absolvição (João 20.21a), no Batismo (Gl 3.27) e na Santa Ceia (1 Co 10.16-17). E Cristo virá novamente na ressurreição: "Eu virei novamente e levá-lo para mim mesmo" (João 14.3). Desta maneira, o Advento olha para o passado, para o presente e para o futuro com esperança! 

Outro verso de Zacarias me impressiona: "Voltai para a fortaleza, ó presos da esperança; também, hoje, vos anuncio que tudo vos restituirei em dobro." (Zc  9.12). Porque este mundo está mais perto de seu fim, esta palavra de esperança é mais preciosa hoje do que era em 520 a.C.. Apesar deste mundo miserável, das crises econômicas, dos absurdos políticos, dos conflitos globais, da ameaça onipresente do radicalismo islãmico, do declínio da Igreja no Ocidente, da realidade chocante daquilo que o nosso governo agora chama de mal o que a Bíblia chama bom e chama bom o que a Bíblia chama de mal, apesar de tudo, eu continuo a ser um "preso da esperança". Eu estou acorrentado a um final, um futuro otimista! Eu sou preso da esperança de Cristo.

A Bíblia disse que seria assim. "Os gentios esperarão em seu nome [de Cristo!]" (Mt 12.21). Os cristãos são o povo da esperança. A esperança está profundamente enraizada nas antigas promessas do Antigo Testamento. A esperança enche os Salmos (Sl 130.7; 119.49), que repetidas vezes referem-se a nós a respeito dos milagres do Senhor como abrigo para a verdade inabalável de suas promessas, venha o que vier, haja o que houver.

O Novo Testamento explode em esperança. Através de Cristo, temos "acesso pela fé a esta graça", e assim "nos gloriamos na esperança da glória de Deus" (Rm 5.2). "A paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança. Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu." (Rm 5.4-5). Sim, toda a criação geme e sofre sob o fardo do pecado, mas é tudo para o propósito da esperança (Rm 8.8). A fé é a certeza nas promessas de Cristo, embora invisível, e, assim, a fé também é a esperança, e isso significa que a esperança traz paciência (Rm 8.24-25). Porque nós sabemos o final da história e certamente seremos ressuscitados com Cristo, "Porque tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão." (Rm 15.4).

Você está sem esperança? Aprofunde-se nas Sagradas Escrituras! Paulo lembrou aos Romanos que as Escrituras prometeram que "Virá um descendente do rei Davi, filho de Jessé... nele os gentios esperarão." (Rm 15.12). E essa bênção é tão poderosa hoje como foi quando Paulo escreveu: "Que Deus, que nos dá essa esperança, encha vocês de alegria e de paz, por meio da fé que vocês têm nele, a fim de que a esperança de vocês aumente pelo poder do Espírito Santo!" (Rm 15.13).

Sabemos que a eternidade é nossa; temos nada mais, nada menos que a vida eterna pela frente. Cada um de nós tem uma motivação, um chamado e uma vocação cristã - um propósito especial que nos foi designado por Deus nesta vida para servir e amar aqueles que nos rodeiam. Pedro nos convoca para falar de Cristo em nossas vocações: "Tenham no coração de vocês respeito por Cristo e o tratem como Senhor. Estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que expliquem a esperança que vocês têm." (1 Pe 3.15). Você tem Cristo ao seu lado, e "Cristo em vós, a esperança da glória" (Cl 1.27).

Assim, "não fiquem tristes como ficam aqueles que não têm esperança." (1Ts 4.13), como você enfrenta a morte e provações desta vida. Neste Advento, aconteça o que acontecer, "Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel" (Hb 10.23).

Ó Senhor, na Tua vinda, faze-nos, mantenha-nos e encontre-nos "presos da esperança".


Tradução livre. Texto original em inglês em: http://blogs.lcms.org/2015/prisoners-of-advent-hope
Rev. Matthew C. Harrison
Site oficial da LCMS
quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Luterana Esperança
Paróquia Esperança - Cariacica, Anchieta, Guarapari, Piúma, Viana /ES
IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Sede Paroquial: Congregação Evangélica Luterana Esperança
Rua Treze de Maio, 18 - Campo Grande - Cariacica /ES - CEP 29.146-480
Tel: (27) 3343-7148 - E-mail: contato@luteranaesperanca.com.br
2013-2024 - Todos os Direitos Reservados - Luterana Esperança
Desenvolvido por: Wagner Jann