Tudo bem com o bebê |
Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus. Ele será um grande homem ... |
Libertados da Corrupção |
Texto devocional sobre a corrupção ... |
Derramando tudo em Oração |
Jesus, em sua grande aflição e sofrimento, é consolado pelo Pai ... |
O que seria de mim se Cristo não tivesse ressuscitado? |
Texto devocional sobre a páscoa ... |
45º Congresso Nacional da JELB e 1º Encontro Latino Americano |
17 a 22 de Janeiro de 2017 ... |
Encontro de Casais |
dia 18 de junho de 2016 ... |
Capacitação de Professores da Escola Dominal - Cebi Disca |
dia 27 de fevereiro de 2016 ... |
Dia da Bíblia e Aniversário da Cong. Esperança |
Dias 12 e 13 de dezembro de 2015. ... |
No ano de 2000, a IELB apresentou a temática “Cristo para todos – Avançando com gratidão a Deus”. No primeiro semestre de 2000, durante o Congresso da LSLB – Liga de Servas Luteranas do Brasil – do Distrito Capixaba, ocorrido nos dias 27 a 28 de maio, em Ibiraçú-ES, a atuação dos luteranos no campo de assistência social foi tema de uma edificante palestra proferida pelo Rev. Vilmar Ricardo Wagner, sob o tema: “Avançando com gratidão a Deus no testemunho aos diferentes”. Era a primeira semente lançada para o nascimento da Alas.
Da mesma forma, no segundo semestre de 2000, durante o Congresso da JELB – Juventude Evangélica Luterana do Brasil – do Distrito Capixaba, dias 28 a 30 de julho, em Marechal Floriano-ES, o mesmo tema foi levado aos jovens pelo Rev. Vilmar Wagner. Era a segunda semente lançada.
Da exposição do assunto e da consciência cristã do público presente em ambos os congressos, algumas idéias foram direcionadas no sentido de se criar uma entidade luterana que atuasse direta e institucionalmente na sociedade capixaba, trabalhando na mão dupla de diminuir as necessidades e desigualdades sociais e de promover o nome da IELB. Sob os cuidados do Rev. Vilmar Ricardo Wagner, as idéias foram amadurecendo e não tardaram a se tornar realidade.
Um primeiro grupo de trabalho foi formado, tendo com representante das ligas auxiliares do Distrito Capixaba Eliane Maura Littig Milhomem de Freitas (LSLB) e Dorival Binow (JELB), mais os pastores Rev. Vilmar Ricardo Wagner e Rev. Demétrius Milhomem de Freitas, ocorrendo a primeira reunião em 22 de agosto de 2000. Das sucessivas reuniões desse grupo, nasceram os estatutos de uma fundação que inicialmente chamou-se Celusas – Centro Luterano de Serviço e Assistência Social. Da mesma forma, as idéias que resultaram no atual projeto Casa de Apoio Bom Samaritano também começaram a ser estudadas.
Por questões de adaptação estatutária, houve a alteração do nome da entidade para Felusas – Fundação Luterana de Serviço e Assistência Social que, em 17/03/2002, teve a sua primeira diretoria eleita em Conselho do Distrito Capixaba da IELB: Diretor Presidente: Raimundo Nonato de Azevedo, Diretor Administrativo: Marcelo Wagner Pereira, Diretor Financeiro: Nelson Tesch, Suplentes: Nilto Schmidt, David Poubel do Carmo e Amilton Poubel do Carmo, Pastor Conselheiro: Rev. Vilmar Ricardo Wagner.
Novamente por questões estatutárias próprias de uma Fundação, houve a necessidade de adequar a entidade de Fundação, que deixou de existir em 16/06/2002, para Associação, nascendo então a Alas – Associação Luterana de Assistência Social, fundada em 24/11/2002, tendo como diretoria eleita: Raimundo Nonato de Azevedo – Presidente; Nilto Schmidt – Vice-Presidente; Rodrigo Pereira – Primeiro Secretário; Mona Liza Furhmann – Segundo Secretário; Amilton Poubel do Carmo – Primeiro Tesoureiro; Nelson Tesche – Segundo Tesoureiro; Gilmar Miguel de Azeredo, Rev. Vilmar Ricardo Wagner e Luiz Salimo Uhlig – Conselheiros Fiscais; David Poubel do Carmo, Marcelo Wagner Pereira e Edgar Vieira – Suplentes do Conselho Fiscal.
Na mesma época de seu nascimento, a Alas foi convidada para participar de um projeto social como gestora dos recursos. Esse projeto, de autoria de uma luterana do Disca, Rosani Muniz Marlow, foi denominado “Unimelody” e, dentre tantos concorrentes, foi o vencedor do concurso “Eu Sou Social”, promovido pela Unimed Vitória Cooperativa de Trabalho Médico, proporcionando assim que Alas administrasse o seu primeiro projeto social a partir de janeiro de 2004.
Também a partir de 2005, uma atividade social do Distrito Capixaba, realizada já desde 1996, pelo Rev. Adavir Nathan Ahnert, a Capelania Hospitalar, passou a fazer parte da Alas, como seu segundo projeto social.
A experiência adquirida e a realidade presenciada com as atividades da Capelania Hospitalar encorparam o grande projeto social da Alas: A Casa de Apoio Bom Samaritano. Graças a Deus, que abriu o entendimento e os cofres da Diretoria Nacional da IELB e da LCMS – World Relief, em 2005, o projeto foi contemplado com uma doação em espécie que viabilizou a compra de um imóvel para sede da Alas e para funcionamento da Casa de Apoio Bom Samaritano, negociação concretizada em janeiro de 2006.
Em fevereiro de 2010, mais um importante passo na emancipação da Alas é tomado: em parceria com a Paróquia Esperança de Campo Grande, é chamado o Rev. Danilo Fach para assumir a capelania e administração da Alas, além de ser pastor em tempo parcial na paróquia parceira.
Em junho de 2012, outro importante projeto é incorporado às ações da Alas: A implantação e gestão da Casa de Acolhimento Temporário Infantojuvenil, em parceria com a Secretaria de Saúde / Saúde Mental da Prefeitura Municipal de Vitória, estando à frente da coordenação administrativa o Rev. Paulo Roberto Hackbart.
Gestão após gestão, ano após ano, as diretorias voluntárias eleitas vêm trabalhando incansavelmente para que a Alas se firme cada vez mais como uma importante estrutura em favor da sociedade necessitada, para divulgação da IELB, para testemunho do Salvador Jesus e para a glória de Deus.
Apoiar os usuários de hospitais proporcionando abrigo e conforto.
Ser a referência estadual no apoio a usuários de hospitais.
Amor ao próximo; Melhoria contínua; Parceria e Transparência.