Paróquia Esperança: 35 Anos de Bênçãos
No ano de 2012, nossa paróquia completou 35 anos de existência. Nossa história remonta aos anos 50, quando iniciaram-se as atividades do que viria a ser a congregação e paróquia Redentor de Vitória, hoje sediada na Ilha do Príncipe. Sua fundação se deu em 16 de junho de 1961. Ela é a mãe de todas as paróquias da Grande Vitória. Nas décadas de 60 e 70 vivia-se um período de grande êxodo rural e esta região cresceu enormemente. Famílias afluindo de diferentes partes do interior, bem como de outros estados do país. Era gente em busca de trabalho e de melhor condição social. A Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), ciente deste afluxo populacional, percebeu excelentes oportunidades para alargar seus horizontes missionários e resolveu enviar mais um obreiro para este campo que estava pronto para a ceifa. Assim, no dia 29 de novembro de 1975, a IELB conferiu o comissionamento ao pastor Natalino Pieper, recém-formado, e este foi instalado na Congregação Redentor de Vitória no dia 07 de março de 1976, como segundo pastor.
A Congregação Redentor decidiu que o pastor Natalino concentraria o seu trabalho no Bairro de Campo Grande, em Cariacica, visando formar uma nova congregação. O trabalho missionário em Campo Grande iniciou com o apoio de 10 famílias então pertencentes à Congregação de Vitória. Desenvolveu-se, em primeiro lugar, um serviço de arrebanhamento de membros dispersos. Os ofícios religiosos (cultos, estudos bíblicos, projeção de diafilmes, instrução de confirmandos e escola dominical) eram inicialmente realizados num salão térreo (do prédio em construção) à Av. Expedido Garcia 108, local gentilmente cedido pelo Sr. Arnaldo Kohler. No segundo semestre de 1976 os ofícios religiosos passaram a realizar-se numa pequena sala cedida pelo Sr. Hercílio Strey, já na rua Treze de Maio 20, onde celebrou-se o primeiro programa de Natal. A partir de janeiro de 1977 os cultos e demais programas passaram a ser realizados na garagem do Sr. Mário Kohler, na rua Treze de Maio 11. Neste local, no dia 30 de janeiro colheram-se os primeiros frutos do trabalho missionário, quando tivemos o primeiro grupo de profissão de fé e foram recebidos: Pedro Vieira dos Santos, Elias Raimundo Lelis, Clemilda da Mata Ewald e Eliane Monteiro.
Em dezembro de 1976, num terreno doado pelo Sr. Mário Kohler e outro terreno comprado (onde hoje se encontram as instalações de nossa igreja) iniciou-se a construção do templo. A pedra fundamental teve o lançamento em 05 de junho de 1976 e no dia 29 de setembro de 1985 em culto festivo, tendo o então presidente da IELB, pastor Johannes Gedradt, como pregador, foi feita a inauguração e a consagração do templo.
A primeira diretoria foi eleita em 04 de dezembro de 1976 tendo com presidente sr. Laudelino Bautz, vice-presidente sr. Martim Malikouski, secretário sr. Valter Krauze, vice-secretário Sr. Anselmo Kunzendorff, tesoureiro Sr. Adelson Carlos Kunznedorff Lemke, vice-tesoureiro sr. Mário Kohler e revisores de caixa sr. Quirino Lorete e Sr. Alfeu Bertholdo Schade. A Congregação Evangélica Luterana Esperança de Campo Grande foi oficialmente fundada em 20 de novembro de 1977, sendo desmembrada da Congregação Redentor de Vitória, e neste dia foram aprovados os estatutos da congregação.
O trabalho na Congregação Esperança foi ricamente abençoado por Deus e logo iniciou-se trabalho missionário em outros bairros. No decorrer de 1979, a missão no bairro de Itacibá (Cariacica) foi intensificada e a fundação da
Congregação Evangélica Luterana Bom Pastor de Itacibá ocorreu no dia 14 de dezembro de 1980.
Na assembleia dos membros votantes da paróquia em 31 de outubro de 1982, concretizaram-se dois fatos importantes:
1º) desmembramento da Congregação Bom Pastor de Itacibá de Campo Grande, formando uma nova paróquia;
2º) independência financeira da Congregação Esperança da IELB a partir de janeiro de 1983.
Em novembro de 2012 foi decidida a reunificação entre as paróquias, após muitos estudos e orações, quando concluímos que tínhamos muitos objetivos comuns e o consenso que juntos seremos mais fortes para vencer os desafios propostos.
Após intensificação do trabalho missionário no Bairro de Bela Aurora (Cariacica), no dia 11 de agosto de 1985 é fundada a
Congregação Evangélica Luterana Filadélfia de Bela Aurora.
O pastor Natalino Pieper que aceitou chamado para São Vicente/SP e foi desinstalado no dia 10 de janeiro de 1988, sendo então chamado o pastor Martinho Carlos Fach que foi instalado no dia 10 de julho de 1988.
A liderança da Congregação Esperança percebeu que deveria expandir a sua missão para outros municípios, e no dia 30 de abril de 1993 foi fundada a
Congregação Evangélica Luterana Cristo Para Todos do Bairro Universal, no município de Viana. E já no ano seguinte, em agosto de 1994 foi fundada a
Congregação Evangélica Luterana Concórdia no Bairro Industrial, município de Viana. O início da missão da Congregação Concórdia do Bairro Industrial é digno de nota. Por falta de horário melhor por causa dos cultos em Campo Grande e Bela Aurora, os cultos eram realizados, de forma alternada, aos domingos às 07:00h da manhã e às 16:00h. Outro dado interessante é que, por falta de local, durante quase um ano, os cultos eram realizados debaixo de um pé de manga na residência da Sra. Elaíra Ewald dos Santos. E um fato curioso é que durante todo este tempo, apenas uma vez tivemos que nos deslocar do local por causa de chuva, quando realizamos o culto no terraço da residência do Sr. Daniel Borgardt.
Em março de 1995 foi instalado o segundo pastor da paróquia, Rev. Demétrius Milhomem de Freitas. Em agosto de 1996 foi instalado em nossa paróquia o terceiro pastor, rev. Adavir Nathan Ahnert.
Em outubro de 1997 o Distrito Capixaba (DISCA), através de nossa paróquia, iniciou
trabalho missionário na cidade de Guarapari. O primeiro culto em Guarapari ocorreu no dia 19 de outubro na residência da sra. Alcina Ninow. A construção da igreja de Guarapari teve início em janeiro de 1999 e no dia 23 de setembro de 2001 foi inaugurada, tendo como pregador deste culto festivo, o então presidente nacional da IELB, Rev. Dr. Carlos Walter Winterle.
Em janeiro de 2000 a Paróquia de Campo Grande foi dividida, criando-se a nova Paróquia de Viana, composta pelas congregações de Universal e de Industrial, aos cuidados do pastor Demétrius.
Em 04 de agosto de 2002, foi instalado o terceiro pastor na Paróquia Esperança, o pastor Arnildo Schneider, que passou a residir em Guarapari. Com a eleição para o cargo de 1º vice-presidente da IELB e saída do pastor Arnildo, nossa paróquia fez o chamado ao pastor Walace Uhylig da Silva, que foi instalado no dia 30 de julho de 2006.
No dia 20 de agosto de 2006 a nossa paróquia iniciou
trabalho missionário no bairro Nova Bethânia, município de Viana, sendo os cultos inicialmente realizados em um salão cedido pela família Viza (Saulo, Lindalva e Fernanda).
No dia 17 de junho de 2007, a paróquia decidiu chamar dois pastores formandos. Um para substituir o pastor Adavir Ahnert, que havia solicitado demissão pacífica, e o outro para expansão missionária, especialmente no Bairro de Nova Bethânia em Viana. A diretoria da IELB designou os pastores: Jocimar Küster, que trabalharia em Bela Aurora, e Moacir Glufke que trabalharia na Congregação Esperança, especialmente na Missão Nova Bethânia. Em 19 de agosto do mesmo ano, em culto festivo no templo da Congregação Esperança de Campo Grande, foram instalados os pastores Jocimar e Moacir como terceiro e quarto pastores da nossa paróquia. A cerimônia de instalação foi conduzida pelo então conselheiro distrital, o pastor Martinho.
O trabalho de nossa paróquia estabelecido na cidade de Guarapari avançou pela região
Sul do Espírito Santo através das cidades de Anchieta e Piúma. Com o objetivo de atender e fortalecer os poucos membros dessas cidades, foram criados grupos de estudos bíblicos mensais. Apesar das dificuldades, o trabalho persistente de estudos e visitas pastorais cresceu com a chegada de novas famílias em Anchieta e tornou-se necessário a realização de cultos na cidade. Começamos com um culto por mês em 18 de maio de 2008. Já em 07 de setembro daquele ano ampliamos o atendimento para cultos quinzenais, realizados nas residências dos irmãos Alcioneu Santos e Manoel Bischoli.
Em junho de 2009 os irmãos de
Anchieta começaram a participar também dos estudos bíblicos na cidade de Piúma, para fortalecer o grupo daquela cidade, que fica a 10 km de Anchieta e 41 km de Guarapari. Com isso passamos a ter estudos bíblicos quinzenais na região. Em 23 de agosto de 2009, com apoio e participação dos 13 membros de Anchieta, iniciamos atividades de culto também em
Piúma. Em 23 de maio de 2010 recebemos, por profissão de Fé, o irmão Valter Potratz, primeiro membro como fruto do trabalho missionário na região. Em agosto de 2010, ao completar um ano de cultos em Piúma, passamos a celebrar mais um culto na cidade. Com isso, somando o trabalho em Anchieta, passamos a ter cultos em todos os fins de semana.
Em 2007 foi adquirido um ótimo terreno próximo à prefeitura de Anchieta, para a construção de um templo. Este é nosso grande desafio. Para tanto, estamos buscando recursos através de empréstimo com a IELB, doações, apoio de nosso distrito, envolvimento e dedicação dos irmãos.
Atualmente, temos 10 membros em Anchieta e 04 em Piúma. Mas a média nos cultos é de 20 pessoas, com participação ativa da maioria dos membros e presença de vários visitantes.
No dia 04 de janeiro de 2009, após várias tratativas em nossa paróquia, na congregação de Santo Antônio e na paróquia Bom Pastor de Itacibá, foi integrada a
Congregação Evangélica Luterana Rei Jesus de Santo Antônio à nossa paróquia.
Em 27 de setembro de 2009, em
parceria com a Associação Luterana de Assistência Social (ALAS) é chamado o pastor Danilo Valdomiro Fach para trabalhar 2/3 na ALAS, como capelão e administrador, e 1/3 na paróquia Esperança, especialmente na congregação sede. No dia 31 de janeiro de 2010 foi instalado o pastor Danilo. Entre os visitantes, tivemos a presença do presidente da Assembléia Legislativa à época, o deputado Élcio Álvares.
O início do
trabalho missionário em Jardim de Halá, liderado pelo pastor Jocimar, ocorreu no dia 28 de Fevereiro de 2010 com a presença de 10 membros e 5 visitantes. Temos cultos mensais e estudos bíblicos quinzenais naquele bairro.
No dia 29 de maio de 2011 foi realizado culto festivo de desinstalação do pastor Moacir Glufke que aceitou chamado da paróquia da Paz de Cunha Porã/SC. No dia 05 de fevereiro de 2012 foi instalado o pastor Roberto Schultz que assumiu os trabalhos em Nova Bethânia e Santo Antônio.
Atualmente a nossa paróquia conta com 7 congregações: Campo Grande com 556 membros batizados, Bela Aurora com 97, Nova Bethânia com 49, Guarapari com 127, Itacibá com 142 membros, Porto de Santana com 30 e Santo Antônio com 71; e 3 pontos de missão: Anchieta com 10, Piúma com 04 e Jardim de Halá com 12.
1 Rev. Natalino Pieper (mar/76 a jan/88)
2 Rev. Martinho Fach (desde jul/88)
3 Rev. Demétrius Freitas (mar/95 a dez/99)
4 Rev. Adavir Ahnert (ago/96 a abr/07)
5 Rev. Arnildo Schneider (ago/02 a mai/06)
6 Rev. Walace Uhylig da Silva (desde jul/06)
7 Rev. Jocimar Kuster (desde ago/07)
8 Rev. Moacir Glufke (ago/07 a mai/11)
9 Rev. Danilo Fach (desde jan/10)
10 Rev. Roberto Schultz (desde fev/12)
11 Rev. Paulo Hackbart (desde jan/2013)
12 Rev. Felipe Erdmann Euzebio (desde fev/2013)
13 Rev. Mauro Scheibler (desde fev/2013)
Nestes 35 anos de história certamente há um fim de semana que será lembrado por muito tempo. Nossa paróquia teve a felicidade e honra de inaugurar e consagrar ao Senhor Deus três novos templos.
No dia 17 de novembro de 2012 aconteceu a primeira inauguração, no bairro Nova Bethânia, município de Viana/ES. Foi um dia festivo e ansiosamente esperado pelos membros da congregação que a partir de então passam a contar com um belo templo para culto a Deus.
No dia seguinte, 18 de novembro, foi inaugurado o templo da Congregação Rei Jesus no bairro Santo Antônio, Cariacica/ES. Agora de casa nova, a congregação se alegra com mais uma etapa concluída e se compromete a continuar na sua missão de igreja local.
Também no dia 18, deu-se a inauguração do templo da Congregação Filadélfia, no bairro de Bela Aurora, Cariacia/ES. Estiveram presentes 152 pessoas, entre membros e visitantes.
Nestas ocasiões tivemos a participação do pastor presidente da IELB, Rev. Egon Kopereck, que foi o pregador destes três cultos memoráveis, chamando os ouvintes a permanecer firmes diante das dificuldades que a igreja enfrenta e apontando para a grande esperança eterna, alcançada por Jesus Cristo na cruz.
Trecho do Sermão proferido pelo Rev. Egon Kopereck na inauguração do templo da Congregação Filadélfia
O Coral Esperança, regido pelo maesto alemão Axel Bergstedt, embelezou o culto com belos hinos de louvor e gratidão a Deus.
Com a ajuda de nosso Deus, a união dos irmãos de toda a paróquia e com o auxílio da congregação Esperança concluímos com o planejado para realizar as inaugurações. Nos alegramos juntamente com o salmista: "Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres" (Sl 126.3). Muito obrigado a todos!
Dentro das festividades dos 35 anos da Esperança realizamos nos dias 08 e 09 de dezembro o
Festival Missionário, com a ilustre presença do Rev. Dr. Rudi Zimmer, diretor executivo da SBB e presidente da SBU, com mensagens especiais.
No dia 09 de dezembro, por ocasião da comemoração do Dia da Bíblia, foi feita a dedicação da Bíblia Manuscrita,
"Projeto Escriba da Esperança" que culminou com a cópia manuscrita de toda a Escritura Sagrada. Este projeto foi desenvolvido nos meses de fevereiro a novembro deste ano com a participação de 345 copistas. A Bíblia Manuscrita mede 0,57 de comprimento e 0,38 de largura e pesa 14 quilos. O Projeto Escriba da Esperança teve como objetivo principal levar os seus membros e todos que participaram deste projeto a valorizarem a Escritura Sagrada com meditações diárias e prática de vida cristã embasada na Palavra de Deus. Participaram do Festival Missionário 470 pessoas, sendo 97 visitantes que foram brindados com o "kit Visitante" contendo uma sacola ecológica, uma caneta, o livrete "O que ensinam os luteranos", o devocionário Cinco Minutos com Jesus, todos estes produtos personalizados, e ainda um exemplar das três últimas edições do Informe de Esperança. Vários visitantes demonstraram interesse em conhecer mais a Igreja Luterana e 03 se inscreveram para o Curso da Bíblia com o objetivo de ingressarem na igreja.