Se inicia o período da quaresma, um período especial no calendário da igreja, onde lembramos o sofrimento, a vida de Jesus, seus feitos, seus ensinamentos, sua demonstração de amor para com o povo, para com as pessoas, para com o rebanho que parecia como ovelhas que não tem pastor. E então lembramos, meditamos, pensamos que tudo isso Jesus fez, tudo isso Jesus passou por nós, em nosso lugar, tudo isso Ele fez por amor; "Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mais tenha a vida eterna".
Sim, Jesus veio até nós, se humilhou, se tornou homem para poder pagar em nosso lugar o que jamais poderíamos pagar. Foi com seu sangue que Ele nos redimiu, nos comprou e nos reconciliou com o Pai. Lemos em 1 João 1:7: "o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado"; esta é a grande mensagem, a grande verdade do período de quaresma. Desse período que iremos viver no calendário da Igreja, que termina na sexta-feira santa, com a morte de Cristo na cruz e então no domingo de páscoa, a sua gloriosa e retumbante vitória, ressuscitando gloriosamente, garantindo vida para todos nós.
Amados amigos, imaginemos a nossa vida como uma folha de papel, uma folha em branco - esta folha é a nossa caminhada, o início da nossa caminhada em aliança com Deus, iniciada através do Santo Batismo. Nessa caminhada, iremos agregando coisas nesta vida, conhecimentos, aprendemos a caminhar, aprendemos a falar, aprendemos a ler, fazer conta, enfim, conhecimentos em geral. Em certo momento também procuramos alguém com quem compartilhar a vida, casamos, encontramos a outra metade da laranja, repartimos nossa vida com ela, procuramos, também, ter nosso lar, construímos um lar, construímos uma família. Nós viajamos, conhecemos outras realidades, conhecemos o mundo...
Mas queridos amigos; conhecimento, casamento, a casa, as viagens, tudo isso que vamos adquirindo e acompanhando no decorrer da vida não nos garante felicidade eterna, é necessário que cada um de nós olhe, saiba e conheça a dura realidade de nossas vidas. Somos pecadores e, como pecadores, inimigos de Deus - então devemos reconhecer a nossa condição - reconhecer o nosso erro e humildemente confessá-lo ao Nosso Deus e Senhor, que lá em 1 João também nos diz; "Se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar de toda iniquidade".
Amados leitores, o Sangue de Jesus nos purifica de todo pecado. É necessário que nós também, na caminhada dessa vida, humildemente arrependidos, busquemos o perdão de Deus, nos desfazendo das coisas erradas que praticamos, e então assim, olhando para a Cruz de Cristo, Aquele que deu a vida por nós, Aquele que derramou seu precioso sangue por nós, nEle podemos buscar alívio, nEle podemos buscar o perdão e podemos ter a certeza de que Ele nos acolhe, que Ele nos recebe e que Ele deseja a salvação de todas as pessoas. Ele deseja que cada um de nós confie nEle como o único e suficiente salvador. Novamente digo que é preciso olhar para a cruz, saber que Jesus morreu em nosso lugar, mas a Cruz está vazia, Jesus vive, Jesus ressuscitou e venceu a morte em nosso lugar!
Que este período de quaresma nos faça meditar sobre a nossa condição de pecadores, e que possamos reconhecer que é através da cruz, através de Cristo que obtemos o perdão e a salvação eterna. Que Deus abençoe a cada um de nós!