Banda Mais Viver - Música: Preenche o Ser
Videoclipe da música Preenche o Ser, da Banda Mais Viver. Participação Especial: Orquestra Sa ...
Sãos e Salvos - Música: Misericórdia
Apresentação da banda Sãos e Salvos no Festival Planeta Gospel, Gravação ao vivo de DVD, em 20 ...
Tema do Ano 2016 - IELB
Apresentação do tema da IELB para 2016: Vou viver e anunciar o que o senhor tem feito - Na vid ...
Deus, meu Senhor - Jean Regina
Deus, meu Senhor - Jean Regina ...
Notícias de Luterana Floripa - IECLB
foto: Divulgação
Ulbra comemora 41 anos de atuação no Brasil
Universidade Luterana do Brasil comemora 41 anos de atuação no Brasil

A Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) comemorou na última sexta-feira (16.08) os 41 anos de atuação no Brasil. Para o cumprimento de sua missão educacional, com base na confessionalidade, disponibiliza os saberes acadêmicos na garantia e na ampliação da cidadania da comunidade que a cerca. 

A ULBRA assume como Missão institucional desenvolver, difundir e preservar o conhecimento e a cultura pelo ensino, pesquisa e extensão buscando permanentemente a excelência no atendimento das necessidades de formação de profissionais qualificados e empreendedores.


O Início

A abertura de uma escola de ensino básico pela Comunidade Evangélica Luterana São Paulo (CELSP), em 1911, na cidade de Canoas-RS, deu início à sua atuação na área da educação. Das Faculdades Canoenses, criadas em 1972, a Instituição passou à Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). O seu decreto de criação data de 1988 e o seu reconhecimento pelo Conselho Federal de Educação veio em 1989. 

A partir dos anos 80, a ULBRA expandiu sua ação educacional para fora dos limites do Rio Grande do Sul, e passa a caracterizar-se por ser multicampi. Hoje, a ULBRA está presente em 85 cidades distribuídas em 21 Estados do país. Em 20 delas, tem campi universitários e escolas instalados. Em outros 65 municípios, a Universidade mantém polos de educação à distância, número que passa a ser expandido no segundo semestre de 2013.

Legado

Já são mais de 160 mil profissionais formados pela Instituição, em todo o Brasil, para atuarem no mercado de trabalho. Na EAD, a ULBRA já formou 56 mil pessoas. Universidade é um espaço onde se desenvolvem projetos inovadores e de relevância socioeconômica, não só para a comunidade acadêmica como para as populações das regiões onde está inserida também. A abrangência nacional dá à ULBRA a experiência para valorizar inúmeras culturas, respeitar as regionalidades e refletir sobre a sua ação e intervenção positiva junto às comunidades. Ensino, pesquisa e extensão direcionam as ações desde a educação infantil aos cursos técnicos de ensino médio, de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação, nos níveis de especialização, mestrado e doutorado.

Ensino

A partir de abril de 2009, com a gestão focada exclusivamente na educação, a Universidade recebeu notas 4 e 5 (no índice de 1 a 5) das comissões de avaliação do MEC em mais de 70% dos cursos visitados nos campi do Rio Grande do Sul. O ensino ofertado reflete a capacitação do seu quadro docente, que tem mais de 70% de professores mestres e doutores. Também na modalidade de educação à distância a Universidade se destaca nos conceitos obtidos pelos alunos no ENADE. 

A Rede de Escolas da ULBRA, constituída de 17 unidades no Brasil, oferece educação infantil, ensino fundamental e médio, ensino especial para surdos e educação profissional. Presentes em todas as etapas da formação das crianças e adolescentes, as escolas estão empenhadas em formar melhores cidadãos, dando a eles todo o suporte e orientação necessários para que sejam protagonistas da sua própria vida. Esse é um diferencial da Universidade, oferecer a formação educacional em todos os níveis, com a possibilidade do prosseguimento no ensino superior em uma instituição com a mesma filosofia.

Extensão

A Universidade é reconhecida por seus programas comunitários inclusivos, que destacam o meio ambiente, a sustentabilidade e a participação das pessoas. Mantém uma rede de cooperação permanente com entidades, instituições e empresas voltada para o apoio ao desenvolvimento científico, tecnológico e social. Essa interação inclui a oferta de cursos e diversas atividades extensionistas. A ULBRA ainda incentiva e promove atividades culturais, através de vários núcleos – orquestra de câmara, coral, teatro, dança e literatura.

Pesquisa

Alunos e professores da ULBRA podem participar de programas de intercâmbio acadêmico, científico e de cooperação, com 42 universidades estrangeiras, de 15 países. Também recebe alunos do exterior, proporcionando troca de informações e experiências. A produção científica realizada na Instituição abrange todas as áreas do conhecimento previstas pela CAPES e CNPq, e recebe importante apoio de diversos órgãos de fomento. Projetando o futuro, a Rede ULBRA de Inovação está implementando seu Parque Tecnológico e a Incubadora Tecnológica ULBRATECH, com o objetivo de alavancar o desenvolvimento em todas as regiões onde está presente.

 ULBRACOM

A ULBRA TV, a rádio Pop Rock e a Editora da ULBRA estão reunidas em uma mesma rede – a ULBRACOM. As retransmissoras da Rádio e TV, juntas, alcançam mais de 50% dos lares gaúchos. A ULBRA TV pode também ser acessada por retransmissoras em diversos Estados brasileiros, e em Rivera – Uruguai, assim como a programação da Pop Rock pode ser acompanhada via internet. O parque editorial e gráfico da Editora publica o material produzido pela comunidade acadêmica.

Esporte Universitário

Para os estudantes que estão nas escolas e campi da Universidade, são oferecidas diversas modalidades esportivas. Estruturas de ginásios e quadras ou de complexos esportivos, como o do campus Canoas, são palco da formação de atletas e do aperfeiçoamento de acadêmicos de cursos como Educação Física, Fisioterapia e Medicina.


ULBRA em números

Unidades de Ensino Superior – 15

Rede de Escolas – 17

Total de egressos da Universidade– 160 mil

Total de alunos nas Escolas – 7mil

Total de alunos no Ensino Superior presencial e a Distância – 59 mil

Egressos da modalidade EAD – 56 mil

Fonte: ACS/ULBRA 
Fonte: Site Oficial da Ielb
Publicado: sábado, 29 de março de 2014

Luterana Esperança
Paróquia Esperança - Cariacica, Anchieta, Guarapari, Piúma, Viana /ES
IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Sede Paroquial: Congregação Evangélica Luterana Esperança
Rua Treze de Maio, 18 - Campo Grande - Cariacica /ES - CEP 29.146-480
Tel: (27) 3343-7148 - E-mail: contato@luteranaesperanca.com.br
2013-2024 - Todos os Direitos Reservados - Luterana Esperança
Desenvolvido por: Wagner Jann